quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RECURSOS FLORESTAIS

Esta subunidade tem como objectivos fundamentais a criação de conhecimentos na dinâmica e gestão dos recursos naturais, com um ênfase na aplicação dos resultados das pesquisas para a resolução de problemas ligados à utilização destes recursos.



Pretende ser uma proposta de soluções para integrar o âmbito das actividades humanas no uso razoável (sustentável) dos recursos naturais.







Estas actividades permitirão a esta sub-unidade consolidar-se como núcleo de investigação neste campo do saber, no interior do Centro, mas também permitirão gerar conhecimento nesta área científica aplicada, e responder a questões fundamentais actuais (preocupações da nossa sociedade actual), relativamente ao uso e gestão razoável (sustentada) dos recursos naturais, nomeadamente os florestais.



As actividades que esta Área desenvolve orientam-se nos seguintes três aspectos:



1) Investigação



Actualmente estão em curso vários projectos.

Os resultados destes projectos revelarão os fortes vínculos com a Sociedade e contribuirão com a grande procura de informação sobre aspectos relativos à gestão dos recursos florestais.

Os projectos em desenvolvimento pretendem:



i) Definição de indicadores para a avaliação da biodiversidade em povoamentos florestais;

ii) Contribuir na avaliação das mudanças climatéricas nos recursos hídricos e na fixação de carbono em povoamentos de rápido crescimento;

iii) Produzir informação relativa aos ciclos e balanços hídricos e dos nutrientes, em espécies de rápido crescimento e de interesse comercial em Portugal.



2) Docência

O pessoal académico desta subunidade do Centro participa na formação de profissionais (recursos humanos), quer no Curso da Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais ministrado na Escola Superior Agrária de Coimbra, quer em Pos-graduação, no Mestrado em Recursos Florestais e Ambiente, aprovado pelo Ministério da Educação e que já foi posto a funcionar em conjunto com a Universidade de Coimbra. Pretende-se assim, ser líder nesta área de especialidade. O labor docente do pessoal académico não se expressará unicamente na leccionação de aulas, mas também na orientação e formação quotidianos dos recursos humanos, produzindo conhecimentos e as publicações respectivas.



3) Divulgação e Vínculo com a Sociedade



Os resultados dos projectos de investigação serão publicados em várias maneiras:

a) como artigos científicos em revistas de prestígio internacional e nacional (arbitradas);

b) como artigos em revistas técnicas, consultadas por gestores do recursos e por instituições públicas e privadas;

c) como tese de mestrado, ou memória de fim de curso e em relatórios de estágio;

d) em acções demonstrativas com associações de produtores ou gestores dos recursos naturais, com as instituições públicas e privadas, envolvidas na gestão dos resultados obtidos nas pesquisas dos elementos que compõem esta subunidade.

http://www.esac.pt/cernas/recursos_florestais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário