quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Preocupações Ambientais

Ambiente Educação


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No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.

Conceito

No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.



A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.



A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.



O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.



Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.



Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
É subdividida em formal e informal:
Formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;
Informal se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.).
Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental
Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Estratégia Ocasião para Uso Vantagens / Desvantagens

Discussão em clas.se (grande grupo) Permite que os estudantes exponham suas opiniões oralmente a respeito de determinado problema. Ajuda o estudante a compreender as questões.

Desenvolve autoconfiança e expressão oral.
Podem ocorrer dificuldades nos alunos de discussão.

Discussão em grupo (pequenos grupos com supervisor-professor). Quando assuntos tratados polêmicos são tratados. Estímulo ao desenvolvimento de relações positivas entre alunos e professores.

Mutirão de idéias (atividades que envolvam pequenos grupos, 5 - 10 estudantes para apresentar soluções possíveis para um dado problema, todas as sugestões são apontadas. Tempo limite de 10 a 15 min.). Deve ser usado como recurso para encorajar e estimular idéias voltadas à solução de um certo problema. O tempo deve ser utilizado para produzir as idéias e não para avaliá-las. Estímulo à criatividade, liberdade.

Dificuldade em evitar avaliações ou julgamentos prematuros e em obter idéias originais.

Trabalho em grupo: emvolve a participação de grupos de 4 - 8 membros que se tornam responsáveis pela exevução de uma tarefa. Quando se necessita exevutar várias tarefas ao mesmo tempo. Permite que os alunos se responsabilizem por uma tarefa oir longos períodos (2 a 5 semanas) e exercitem a capacidade de organização.
Deve ser monitorada de modo que o trabalho não envolva apenas alguns membros do grupo.

Debate: requer a particpação de dois grupos para apresentar idéias e argumentos de pontos de vista opostos. Quando assuntos controvertidos estão sendo discutidos e existam propostas diferentes de soluções. Permite o desenvolvimento das habilidades de falar em público e ordenar a apresentação de fatos e idéias.
Requer muito tempo de reparação

Questiinário: desenvolvimento de um conjunto de questõe ordenadas a ser submetido a um determinado público. Usado para obter informações e/ou amostragem de opinião das pessoas em relação à dada questão. Aplicado de forma adequada, produz excelentes resultados.
Demanda muito tempo e experiência para produzir um conjunto ordenado de questões que cubram as infirmações requeridas.
Reflexão: o oposto de mutirão de idéias. É fixado um tempo aos estudantes para que sentem em agum lugar e pensem acerca de um problema específico. Usado para encorajar o desenvolvimento de idéias em resposta a um problema. Tempo recomendado de 10 a 15 min. Envolvimento de todos.

Não pode ser avaliado diretamente
Imitação: estimula os estudantes a própria vrsão dos jornais, dos programas de rádio e Tv. Os estudantes podem obter informações de sua escolha e levá- las para outros grupos. Dependendo das circunstâncias e do assunto a ser abordado, podem ser distribuídos na escola, aos pais e à comunidade. Forma efetiva de aprendizagem e ação social.

Projeto: os alunos, supervisionados, planejam, executam, avaliam e redirecionam um projeto sobre um tema específico. Realização de tarefas com objetivos a serem alcançados a longo prazo, com envolvimento da comunidade. As pessoas recebem e executam o próprio trabalho, assim como podem diagnosticar falhas nos mesmos.

Exploração do ambiente local: prevê a utilização/exploração dos rescursos locais próximo para estudos, observações, caminhadas etc. Compreensão do metabolismo local, ou seja, complexa dos processos ambientais a sua volta. Agradabilidade na execeução
Grande participação de pessoas envolvidas.
Vivência de situações concretas.
Requer planejamento minucioso.


Fonte: UNESCO/UNEP/IEEP

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